Quando o SIM quer dizer NÃO

Tenho a certeza que já passou por isso. Verdade é que, muitas vezes enfrentamos grandes problemas porque nos comprometemos com nossas palavr...

Tenho a certeza que já passou por isso. Verdade é que, muitas vezes enfrentamos grandes problemas porque nos comprometemos com nossas palavras.Não estou falando apenas no aspecto espiritual. Todos sabemos que no mundo “espiritual” nossas palavras têm poder. Se eu vivo dizendo que não posso, não consigo, não dá…certamente terei uma vida de derrotas por causa de tais palavras.Mas quero falar nesta coluna sobre as vezes em que enfrentamos complicações porque não soubemos dizer “não”.Talves por nos sentirmos constrangidos em entristecer uma pessoa, ou envergonhados por estar perto de alguém, respondemos “sim” e ficamos então, presos àquela resposta e isto acarreta-nos problemas.
Assim acontece quando alguém pede para que sejamos seus fiadores, para concordarmos com alguma mentira; quando nos comprometemos com alguém num negócio, ou quando prometemos aquilo que não temos condições de cumprir, etc.
Li em um livro do palestrante Steve Stephens oito perguntas que devemos fazer antes de dizer “sim”, são elas:
1) Eu realmente entendi o que significa assumir este compromisso?
2) Como isso se encaixa dentro dos meus objectivos e prioridades actuais?
3) Eu tenho tempo, energia e recursos suficientes para levar este compromisso até o fim?
4) Qual o impacto que isso terá em mim daqui a um ano? Em cinco anos? Em dez anos?
5) Como esta decisão vai afectar aqueles que amo? A quem vai ajudar? A quem vai machucar?
6) O que os meus familiares pensam a respeito?
7) Eu realmente quero dizer sim?
8) Preciso realmente disso?
Antes de se comprometer com um "sim", esteja certo de que realmente é isso que deseja.

Fonte:http://www.ongrace.com/colunistas/colunista.php?auto=25&id_nome=machado

Leia também...

0 comentários

Este é o seu espaço. Mas lembre-se: bom-senso é fundamental!