A novela na vida das pessoas

Reunir-se em frente à televisão após o jantar para assistir à novela, mais que um hábito tornou-se um ritual nos lares brasileiros. A imagem...

Reunir-se em frente à televisão após o jantar para assistir à novela, mais que um hábito tornou-se um ritual nos lares brasileiros.
A imagem de um “mundo perfeito” mostrada nas novelas dá uma visão distorcida da realidade. Os padrões difundidos são copiados e seguidos, porém, as pessoas não conseguem adaptá-los a uma vida real, o que gera ansiedade, angústia e frustração. Compramos a idéia ilusória de um mundo perfeito, em que todos os problemas são resolvidos, o mal é punido e o bem sempre vence. Romântico, mas irreal...
Embora problemas sociais também sejam abordados em novelas, para nós, os telespectadores, a trama e o destino dos protagonistas são sempre priorizados. Isso nos torna acríticos e, assim, naturalizamos questões sociais graves passando a considerá-las normais ou comuns. Temas sobre drogas e homossexualismo exibidos em novelas são encarados como “uma livre opção de cada um”.
O fato, no entanto, de traírem as esposas, armarem golpes, terem desvios de caráter, não é mais recriminado, e por vezes, é até admirado! Um ator bonito, carismático, num papel de vilão, triplica seu número de fãs!

Leia também...

1 comentários

  1. É lamentável que tantas pessoas inteligentes, usam seu tempo precioso para ver novelas. Algo que só tráz mau exemplo,como: prostituíção, adultério,consumo de drogas, enfim, tudo que é contra os principios de Deus. E o que é pior,essas pessoas participam ou praticam tudo o que é abominável para Deus, e quando as dificuldades surgem, pedem para Deus as livrarem. Desta maneira, Deus não pode agir.

    ResponderExcluir

Este é o seu espaço. Mas lembre-se: bom-senso é fundamental!