Como se faz um santo

Não pense que para galgar o status de santo dentro da igreja católica é tão fácil assim. Não! Para que um fiel possa figurar nos altares das...

Não pense que para galgar o status de santo dentro da igreja católica é tão fácil assim. Não! Para que um fiel possa figurar nos altares das igrejas romanas é preciso percorrer um longo caminho. Esse processo se chama “canonização” e demanda tempo, política e muito dinheiro ( a canonização de Madre Paulina chegou a consumir cerca de 100 mil dólares).

Canonizar é o ato pelo qual a igreja declara em estado de santidade o já falecido fiel católico. Após esta declaração do papa, ele pode ser objeto de adoração ou, como dizem, de veneração dos fiéis.
Entretanto, algo que nos chama a atenção é que estes santos, enquanto vivos não realizavam milagres, mas, depois de mortos, disparam a conceder graças de todos os tipos. Isto não é no mínimo curioso?

Ademais, a doutrina dos santos postula também que tais personagens podem interceder pelas pessoas, mas neste particular também a doutrina católica esbarra na doutrina paulina da mediação exclusiva de Jesus junto a Deus. Só Jesus é nosso intercessor (1Tm 2.5). O próprio processo da mediação desenvolvida pela igreja romana, reflete não uma realidade divina, mas a realidade da própria instituição católica que sempre foi pautada pelo monarquianismo, onde os status e funções sempre estiveram definidos hierarquicamente

Fonte: www.cacp.org.br

Leia também...

1 comentários

  1. Devemos com certeza respeitar a opinião ou escolha alheia, mas realmente é curioso ver como as pessoas podem seguir esse tipo de crença. Acreditar que, quem quer que seja possa fazer alguma coisa por alguém, depois de morto é complicado. JESUS CRISTO é o único que pode fazer algo por nós. Morreu em nosso lugar, para que nós fossêmos salvos, mesmo assim, no terceiro dia rescitou e VIVE gloriosamente em nossos corações.
    Que DEUS te abençõe.

    ResponderExcluir

Este é o seu espaço. Mas lembre-se: bom-senso é fundamental!