Seitas

Quais seriam os sinais de que uma pessoa estaria freqüentando uma seita, e não uma Igreja cristã? Primeiro, devemos entender o que é uma sei...

Quais seriam os sinais de que uma pessoa estaria freqüentando uma seita, e não uma Igreja cristã? Primeiro, devemos entender o que é uma seita.

SEITA - "Um grupo de indivíduos reunidos em torno de uma interpretação errônea da Bíblia, feita por uma ou mais pessoas." – Dr. Walter Martin, O Império das Seitas, página 11.

Essas interpretações errôneas da Bíblia são chamadas de heresias, ou desvios doutrinários. Vejamos, então, as características de uma seita em relação à Palavrade Deus, a Bíblia.


Os cristãos seguem somente a Bíblia. (2 Timóteo 3:16) Mas as seitas usam livros que consideram ser os melhores e mais corretos, como os mórmons, por exemplo, que usam o Livro de Mórmon. Todavia, é um livro repleto de alterações. Consta que desde sua primeira publicação deste Livro de Mórmon até a atual, já ocorreram 3.913 mudanças. (Veja Menu, Mormonismo) Um livro com tantas alterações seria mesmo o mais correto de todos e a pedra angular de nossa religião? Quanto aos livros religiosos das seitas, não cremos que seus autores receberam do Espírito Santo de Deus cada palavra a ser escrita, muito menos quaisquer uma delas. Entre os livros editadospor autores cristãos, poderíamos até crer numa orientação do Espírito Santo, para o autor se expressar biblicamente, mas jamais no sentido de inspiração divina. Aliás, só a Bíblia é inspirada por Deus. (2 Pedro 1:21) Devemos estar atentos às seitas que usam tais livros "inspirados", pois quando submetidos a um exame à luz da Bíblia, sempre acabam revelando-se como obra humana, repleta de erros. Os Adentistas do Sétimo Dia, por exemplo, crêem nos escritos de sua profetiza Ellen G. White, todavia, ela não é inspirada, mas uma plagiadora de livros. (Veja Adventistas do Sétimo Dia, Menu) Para avançarmos na estrada da vida, ou sermos salvos, precisamos apenas ter fé em Jesus Cristo (João 3:16; Atos 16:30, 31) e não estar em contato com o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, o tal "canal de comunicação entre Deus e os homens". As cartas de MO, David Berg, o líder já falecido da seita Meninos de Deus (A Família) não são melhores do que a Bíblia. Aliás, David Berg é representado em alguns livros da seita como estando no céu, dormindo com suas netas nuas e às vezes convidando-as para fazerem amor com ele. Uma vergonha! Quanto ao Reverendo Moon e sua seita afirmarem que a Bíblia apenas contém a verdade, ser ser um livro puramente de verdades, dizemos a eles que compartilhamos dos dizeresde Jesus: "A TUA PALAVRA É A VERDADE." (João 17:17) Se é a verdade, não é mero símbolo da verdade, mas a própria, portanto, os maçons rebaixam a Palavra de Deus. Sobre os Espíritas Kardecistas, temos a dizer que a Bíblia é o nosso guia prático, e nos ensina que está ordenado ao homem morrer uma só vez, depois disso vindo o juízo. (Hebreus 9:27) Agora concordamos que o ensino espírita não rodopia junto à Bíblia, embora osespíritas vivam citando textos dela, sempre mal compreendidos, todos com a intenção de provar a doutrina diabólica da reencarnação, ensino este difundido pelos espíritos, os quais sabemos muito bem quem são: Satanás e seus demônios. Por fim, a Ciência Cristã, com sua líder Mary Baker, disse ser a Bíblia alterada, mas onde estão as provas dela? Será que as variantes dos textos hebraico e grego modificam o sentido original? Ou será que podemos usar todas essas variantes para determinar, por comparação, qual o texto original? Como acreditar numa senhora que afirma ser Satanás uma ilusão. Diz ela: "As crenças da mente humana despojam-na e escravizam-na e depois imputam esse resultado a outra personificação ilusória, chamada Satanás." (Ciência e Saúde Com a Chave das Escrituras, página 187, perguntas e respostas.) Não são claras as Escrituras sobre a existência de Satanás? Todavia, perguntamos: Em que variantes dos textos hebraico e grego se nega a existência de Satanás?

CONCLUSÃO
Acautele-se contra grupos que usam a Bíblia mas que na verdade o que mais lhe interessam são os escritos de seus líderes ou profetas. Se recebemos a Palavra de Deus como realmente e completamente inspirada por Deus, precisamos ajudar pessoas vítimas dessas e outras seitas acima mencionadas a saírem dali. Está preparado para evangelizá-las?


fonte:cacp.org.br

Leia também...

1 comentários

  1. Jesus nos mandou evangelizar, mas temos feito isso? Moramos em um país livre e não aproveitamos para espalhar o amor de Deus e suas maravilhas, precisamos sair do casúlo e resgatar quantos pudermos.Vemos pessoas que evangelizam em paises que é proíbido ser critão,sofrem muito, são presas, humilhadas, mas estão lá, fazendo o que Deus espera que façamos. Bjs.

    ResponderExcluir

Este é o seu espaço. Mas lembre-se: bom-senso é fundamental!