Quando é errado julgar

Jesus disse: "Não julgueis pela aparência, e, sim, pela reta justiça" (Jo 7:24). É evidente que Jesus não proibiu todo tipo de ju...

Jesus disse: "Não julgueis pela aparência, e, sim, pela reta justiça" (Jo 7:24). É evidente que Jesus não proibiu todo tipo de julgamento. O problema não é se julgamos ou não, mas como julgamos.

Quando é errado julgar:

(1)Julgamentos hipócritas
O hipócrita finge ser justo quando não o é. Não é por serem falsos que julgamentos hipócritas são inaceitáveis- eles podem até serem verdadeiros. Eles são inaceitáveis justamente porque são hipócritas. Os hipócritas que julgam os outros serão eles mesmos julgados, e portanto têm de lidar com seus próprios pecados primeiro (Mt 7:1-5).
Lembre-se: dizer "você e eu estamos errados nisso e temos que mudar" não é hipocresia!

(2)Julgamentos injustos
Como diz em João 7:24, Jesus não proibiu todo tipo de julgamento, então, qual Jesus proibiu? Ele proibiu o julgamento pela aparência, não quer dizer ignorar evidências externas e julgar de acordo com alguma intuição mística, nem julgar buscando discernir o que está no coração dos outros. Julgamentos injustos são baseados em uma má interpretação das aparências, e não podem julgar os fatos como realmente são.

(3)Julgamentos presunçosos
Há assuntos, que nós, seres humanos, não somos competentes para julgar. Um exemplo claro é, julgar se um indivíduo vai ou não ser salvo.Este tipo de julgamento é exclusivo de Jesus Cristo (Jo 5:22-23), querer julgar nessa área é pura presunção.
Nem todo julgamento é presunçoso. O reconhecimento de que sempre há uma possibilidade real de que haja presunção não deve se tornar desculpa para que rejeitamos todo julgamento. 





Fonte: Manual prático de Defesa da fé - CACP

Leia também...

0 comentários

Este é o seu espaço. Mas lembre-se: bom-senso é fundamental!