Fraudes na Ciência

Li uma matéria no MinistérioCACP que me chamou muita a atenção: Maioria dos cientistas já testemunharam abuso ético A maioria dos cie...

Li uma matéria no MinistérioCACP que me chamou muita a atenção:

Maioria dos cientistas já testemunharam abuso ético
A maioria dos cientistas já testemunharam ou se envolveram em casos de infração científica como falsificação de dados ou plágio. É isso que revela um estudo inédito conduzido pelo Simmons College, dos Estados Unidos.
De um total de 2.599 cientistas americanos e canadenses com pesquisas financiadas pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês), 84% disseram já ter presenciado ou participado de infrações científicas.
Dentre os cientistas que participaram direta ou indiretamente de um trabalho com dados fraudulentos, 63% disseram ter tentado intervir para evitar o abuso.
As informações, coletadas por meio de um questionário enviado por e-mail aos cientistas, respondido anonimamente, estão na edição desta quinta-feira (22) da revista "Nature".

 

10203153

"Na maioria dos casos relatados, as infrações de dados foram conduzidas por um chefe [orientador ou coordenador de pesquisa]. Isso torna difícil uma intervenção por parte dos pesquisadores", disse à Folha Gerald Koocher, um dos coordenadores da pesquisa.
Ele explica que as intervenções são mais fáceis para cientistas distantes do infrator do que para quem está no mesmo laboratório.
"Em 61 casos, não houve intervenção diante de um erro porque o cientista era um amigo", conta Koocher.
No topo da lista de infrações cometidas pelos cientistas, estão fabricação ou falsificação de dados, falsa co-autoria de artigo e plágio.

Com base em todos esses estudos, será que podemos confiar na ciência?

Realmente fica cada vez mais difícil. Essa vaciana contra a Gripe H1N1, todos os jornais falavam disso alarmando a população. No mesmo tempo em que diziam que ela faria bem já falavam das reações que várias pessoas sentiram. Além de até agora pouco ouvimos falar de quantos já morreram por causa da gripe. Não sabemos dos planos das autoridades, pra quem já ouviu sobre a redução da população mundial sabe muito bem do que estou falando.

A ideia de estudar infrações científicas foi do governo americano, para tentar mapear erros em dados científicos. "Sabemos que os pesquisadores, especialmente nos grandes estudos, podem não checar números e não repetem os estudos", conta Koocher

Leia também...

0 comentários

Este é o seu espaço. Mas lembre-se: bom-senso é fundamental!