O que a bíblia diz sobre ansiedade?

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação ...

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” (Filipenses 4.6)


Angustia, impaciência e apreensão são apenas alguns dos sinônimos de ansiedade. Um indivíduo ansioso é aquele que apresenta comportamento agitado e inseguro, problema este, que atinge grande parte da população mundial. 

A reação do medo é um tipo de proteção automática do nosso corpo que, em muitas ocasiões nos livra de situações de risco. No entanto, a ansiedade é um sofrimento antecipado que, para nós cristãos, é algo extremamente negativo se tratando de espiritualidade; afinal, se cremos em Deus não somos ansiosos, já sendo escravos dela, menosprezamos o poder de Deus. Ela angustia o coração e não resolve o problema.

A ansiedade denuncia que o reino de Deus não é mais o principal e sim os nossos desejos. Quando entregamos nossas vidas ao Senhor, devemos permanecer na fé e esperança, pois mesmo que as circunstâncias sejam adversas, nada saiu do Seu controle.

“Não tenha medo, pois eu estou com você.
Não precisa olhar com desconfiança, pois eu sou o seu Deus.
Eu o fortaleço, o ajudo e o sustento com minha direita vitoriosa”
(Isaías 41,10)

Em diversas passagens bíblicas é dito para não sermos temerosos. E lido isso, posso afirmar que estar ansioso é colocar em dúvida a grandeza e sabedoria de Deus. Fé é incompatível com ansiedade.

Se às vezes torna-se impossível controlar estas angústias é porque preferimos carregá-las sozinhas, impedindo a ajuda de Deus. Claro, nosso cotidiano é repleto de ''surpresas'' e nem sempre é fácil ser despreocupado, todavia, uma ordem nos foi dada:  “Não estejais inquietos por coisa alguma" (Fp 4.6).  Depois de fazer tudo o que estiver em nosso alcance, cabe a cada um entregar nas mãos de Deus e esperar com paciência e fé; lembremo-nos que seu amor por nós é maior do que podemos imaginar.

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (1Pedro 5.7). Deus se importa comigo, e com você! Ele deseja levar nossas aflições e colocar sorrisos tranquilos em nossa face. Entreguemos para Deus todos os nossos temores e Ele nos dará descanso, mas não esqueça: é necessário nós irmos até Ele, e assim, Ele nos espera de braços abertos.


"Não andem ansiosos"                 (Mateus 6, 25-34)..

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28-30).

Confie no Senhor com todo o seu coração,
e não se fie em sua própria inteligência.
Pense nEle em todos os seus caminhos,
 e Ele aplainará as suas trilhas.
Não se considere sábio aos seus próprios olhos;
tema ao Senhor e evite o mal.
Isso trará saúde para a sua carne;
e alívio para os seus ossos”
(Provérbios 3,5-8).


Leia também...

0 comentários

Este é o seu espaço. Mas lembre-se: bom-senso é fundamental!