A vida positiva

Todo homem tem dentro de si aspectos positivos e negativos. Pensamentos grandes, ideias claras, propósitos nobres. Tudo o que eleva o tom da...

Todo homem tem dentro de si aspectos positivos e negativos. Pensamentos grandes, ideias claras, propósitos nobres. Tudo o que eleva o tom da vida e fortalece a sua estrutura mortal é positivo. Mas pensamentos baixos e sujos, inclinações perversas, desejos vergonhosos e tudo o que diminui a força da moral que enfraquece a ética da alma, a inocência e que torna o espiritual mesmos real, é negativo.

O que fazer com essa confusão interior é o nosso problema. Se fizermos da nossa vida interior uma sociedade de debates, não vamos chegar a lugar algum e o nosso tempo será desperdiçado em uma luta interna. A única maneira é viver positivamente. Decida pelo modo mais digno e elevado de agir, reúna todos os elementos positivos por trás dele e se recuse a dar ouvidos aos opositores.

Qualquer pessoa pode dizer o que é positivo e negativo nela. Dedique todo o seu tempo a ser positivo o que for negativo morrerá por desprezo. Cultive pensamentos sadios e construtivos, amigos prestativos, bons livros, atividades e gosto edificantes e faça coisas que farão você crescer. O negativo vai desaparecer com o tempo – não podemos apoiá-lo – antes podemos nos recusar a aceita-lo, acolhe-lo e encoraja-lo.

Individualmente, no nosso pensamento, existem coisas que precisamos discriminar. Pensamentos negativos são germes da vida espiritual que nos infectam com um veneno que mina nossa integridade e destrói a saúde da nossa alma. Assim como no mundo físico, alguns antídotos podem destruir esses micróbios de forma mais eficiente que outros, mas nenhum de nós pode resistir aos pensamentos negativos, porque o mais forte irá certamente gerar caminhos mais profundos, caso nenhuma atitude venha a ser tomada.

Toda forma de medo, dúvida, preocupação, toda tendência vulgar, neurótica, mórbida e impura, todo temperamento, julgamento caprichoso que ameaçam a vitalidade da nossa espiritualidade deve ser evitada.

Quando eles aparecerem, enfrente-os e contra-ataque-os com o que é ´positivo. Isso é vencer o mal com o bem.

Não hesite com sua batalha interior. Escolha pelo melhor que você~e sabe e comece fazendo o que é certo para conseguir alcançar seu objetivo, apesar das dificuldades. Ouça apenas vozes afirmativa e as vozes negativas irão morrer ou se sujeitar á você. Se você não der ouvidos ao que é afirmativo, o que há de pior em você irá se sobrepor ao melhor. Paulo tinha isso em sua mente quando escreveu aos Filipenses: “quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai.”

 

Vence Havner

Leia também...

0 comentários

Este é o seu espaço. Mas lembre-se: bom-senso é fundamental!